Lixo das empresas: qual a melhor forma de fazer a coleta

O Brasil é um dos maiores produtores de resíduos do mundo, mas na hora da coleta de lixo, o descarte é feito de forma incorreta. Instituições privadas, no entanto, costumam ser grandes geradoras de lixo. Portanto, preocupar-se com a remoção correta de lixo das empresas é essencial e mostra seu compromisso com a sociedade e o meio ambiente.

Então, qual a melhor forma de fazer a coleta de lixo em ambientes corporativos? Quais os melhores modelos de lixeira para esses locais? Você vai descobrir as respostas neste post:

Qual a melhor forma de fazer a coleta de lixo das empresas?

A melhor forma é a coleta de lixo mecanizada, que consiste no descarte dos resíduos armazenados em containers. Essa retirada é feita por caminhões equipados especificamente para isso.

A contratação de uma empresa devidamente licenciada vai livrar sua empresa de muitos problemas e, obviamente, fazer o descarte correto de todos os resíduos. Lembre-se de que só é permitido contratar empresas devidamente cadastradas na Amlurb (Autoridade Municipal de Limpeza Urbana). 

E quem são os grandes geradores de resíduos sólidos? São pessoas físicas ou jurídicas que produzem um volume de lixo superior a 200 litros/dia ou 50 quilogramas. Então, se sua empresa gera menos lixo do que isso ou não trabalha com materiais tóxicos, a prefeitura faz essa coleta gratuitamente.

Obviamente, cada tipo de resíduo merece descarte e coleta de lixo específicos. Veja:

Resíduos tóxicos

O lixo que oferece perigo direto à saúde (tanto pelo seu grau de toxicidade quanto pelo de contaminação) é o que necessita de descarte mais cuidadoso. Por isso, a coleta deve ser feita por uma companhia que tenha a  Autorização de Movimentação de Resíduos.

Cada estado conta com um nome específico para esse documento. Em São Paulo, por exemplo, a empresa coletora deve ter o CADRI (Certificado de Movimentação de Resíduos de Interesse Ambiental), emitido pela CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo).

Não perigosos

Ao contrário do tipo tóxico, o lixo comum não necessita de uma empresa de coleta especializada quando seu volume não é muito alto. No entanto, dependendo da quantidade que seu negócio produz, essa contratação pode ser a alternativa mais inteligente e segura. Além disso, as prefeituras só têm a obrigação de recolher o lixo domiciliar.

Agora, vamos entender melhor os tipos de lixo atóxico:

Líquidos

São insumos e produtos líquidos, como óleos, detergentes, sabonetes e produtos de limpeza no geral. Mas quando descartados incorretamente, podem contaminar uma imensa quantidade de lençóis freáticos.

Sólidos

São insumos, embalagens, materiais, eletrônicos, materiais de construção e demais resíduos, claro, sólidos. Embora o lixo sólido não seja tóxico como os resíduos hospitalares, ele pode sim contaminar lençóis freáticos e o solo. Mas isso só acontece quando o descarte é feito incorretamente. 

O ideal é fazer a coleta seletiva, em que cada tipo de material é descartado separadamente. Isso facilita o trabalho dos coletores de reciclagem e possibilita que os materiais não sejam contaminados com outros insumos. 

Há também os resíduos gasosos, que são os gases provenientes de chaminés de indústrias. Quando não há um sistema de filtragem dessa fumaça, ela pode contaminar o ar da região.

Quais são os modelos de lixeira ideais para a coleta de lixo nas empresas?

A Contemar trabalha com diferentes modelos de contentores para cada tipo de resíduo. Para a coleta de lixo das empresas, é indicado o uso de contentores móveis. O container de lixo C-1000 é indicado para locais com grande geração de lixo e que trabalhem com a coleta mecanizada.

Já para quem deseja fazer a coleta seletiva, o ideal é contar com as papeleiras, como a DINA. Isso porque ela é personalizável, ou seja, você pode adquirir 4 ou 5, e cada uma vai servir para diferentes tipos de lixo.

8 thoughts on “Lixo das empresas: qual a melhor forma de fazer a coleta

  1. Pingback: Rota dos caminhões de lixo e conteinerização - Contemar Ambiental

  2. Pingback: tinder profile description

  3. Pingback: tinder dating site free

  4. Pingback: lovoo löschen account

  5. Pingback: free christian dating sites uk

  6. Pingback: Adult dating site

  7. Pingback: can you eat popcorn on the keto diet

  8. Pingback: confeitofilm