Coleta de lixo mecanizada: veja o que tem mudado na coleta de resíduos

Você já parou para pensar em como o descarte e recolhimento de lixo pode ser prejudicial para o trabalhador diretamente envolvido? Mesmo com a proteção, esse profissional pode se contaminar ou até se cortar em contato com o descarte dos resíduos. Então, para facilitar esse serviço e trazer benefícios tanto para os coletores quanto para a população, foi desenvolvida a coleta de lixo mecanizada.

Mas como esse serviço funciona? Quais as diferenças entre a coleta de lixo mecanizada e a tradicional? Ela traz vantagens efetivas? Descubra tudo neste post:

Como é feita a coleta de lixo tradicional?

A coleta de lixo residencial é aquela que já conhecemos, ou seja, a feita manualmente. Ela pode ser feita pela prefeitura ou por uma empresa contratada.

Os moradores deixam as sacolas de lixo na porta de suas residências. Então, em dias alternados (mas de conhecimento geral entre a população local), o caminhão passa recolhendo o material. Nesse caso, não há distinção entre o lixo orgânico e o inorgânico.

A partir daí, o lixo é direcionado para aterros sanitários, usinas de compostagem, incineradores, ou outros locais de descarte, deixando grande parte que poderia ser reciclada, sem o destino correto.

O que é coleta de lixo mecanizada?

Na coleta de lixo mecanizada (também chamada de mecânica), o descarte é feito em contentores de lixo localizados estrategicamente em pontos da cidade. Isso faz com que a distância entre um container e outro não seja muito grande. Além do mais, evita que as pessoas joguem sacolas de lixo nas ruas ou as deixem penduradas nos portões, mantendo a cidade mais limpa e sem espalhar essas sacolas, pois todos o descarte fica contido dentro do contentor. 

O caminhão de lixo preparado para a coleta de lixo mecanizada conta com encaixes para a colocação do contentor. Ele, então, levanta o mecanismo até que todos os resíduos sejam jogados no veículo. Portanto, os profissionais da coleta não precisam ter contato com as sacolas.

Quais as vantagens desse serviço?

Não são poucos os benefícios proporcionados pela coleta de lixo mecanizada. Para que não tenha dúvidas, conheça alguns:

  • evita que o lixo fique espalhado pelas ruas. Consequentemente, não haverá chance de que as sacolas sejam rasgadas por animais;
  • os trabalhadores não precisam ter contato direto com as sacolas. Isso evita acidentes sérios de trabalho, como cortes causados por vidro e contaminação com lixo orgânico;
  • o trabalho é mais ágil, já que o caminhão não precisa parar em todas as residências. Os moradores só precisarão andar alguns metros e colocar suas sacolas no coletor;
  • diminui o mau cheiro e a proliferação de insetos;
  • incentiva a coleta seletiva pela população, já que os contentores são separados em lixo orgânico e reciclável;
  • diminui o esforço físico do trabalhador da coleta, já que ele não precisa correr o dia inteiro;
  • diminui o estresse do trabalhador da coleta;
  • tem alta aceitação pela população. Nos bairros de Campinas/SP em que o serviço foi implementado, ele chegou a ter 96% de aprovação pelos moradores;
  • facilita o trabalho dos profissionais da reciclagem, já que o lixo é separado entre orgânico e inorgânico;
  • a coleta é mais higiênica e organizada.