CONHEÇA MAIS SOBRE O RESÍDUO DE SERVIÇO DE SAÚDE – RSS

O lixo hospitalar, ou Resíduo de Serviço de Saúde – RSS, são os resíduos gerados por prestadores de assistência à saúde, seja médica, odontológica, laboratorial, farmacêutica, instituições de ensino e pesquisa médica relacionados tanto à população humana quanto à veterinária, assim como institutos de beleza e pigmentação de pele. Ou seja, lixo hospitalar é todo aquele que entra em contato com a secreção e/ou fluidos corpóreos do paciente.

Os RSS são tratados de maneira especial por possuir potencial risco, sendo assim, existem maneiras padronizadas de manuseá-los devendo ou não haver tratamento prévio realizado pela própria instituição de saúde.

GERENCIAMENTO DE RSS

Em virtude ao grau de risco, seja de contaminação por meio de microrganismos presentes nos resíduos hospitalares, seja por risco de contaminação do meio ambiente ou ocupacional por agentes tóxicos, sejam eles químicos e/ou radioativos, o lixo hospitalar deve ser gerenciado de maneira adequada, com objetivo de reduzir riscos e proteger aqueles que o manuseiam.

É importante que os geradores de RSS estabeleçam critérios na separação e no manuseio do lixo hospitalar, para garantir que o descarte seja feito de acordo com a classificação dos materiais já pré-estabelecida pela ANVISA conforme descrição abaixo:

Como citado acima, dentro do Grupo D – resíduos comuns, tem a fração reciclável, onde é passível de separação de envio para reciclagem. Esse deve estar estabelecido no Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviço de Saúde – PGRSS, qual todo estabelecimento gerador deve ter.

PARA ONDE VAI O RESÍDUOS DE SERVIÇO DE SAÚDE?

Ao ser coletado nos centros de saúde os materiais são encaminhados a empresas que realizam o tratamento adequado de acordo com a sua classificação. No Brasil existem alguns métodos de tratar os RSS que variam de acordo com a periculosidade de cada material, sendo os principais, incineração, microondas, e um dos métodos mais eficientes em tratamento e custo benefício, a autoclavagem.

A autoclagem é um método de esterilização de resíduos, no qual se aplica vapor saturado sob pressão superior a atmosférica combinado com alta temperatura e determinado tempo de exposição. Se fizéssemos um comparativo, seria como uma panela de pressão em operação. É o segundo método mais utilizado no Brasil segundo a ABRELPE e requer análise da eficiência de tratamento através de indicadores biológicos.

FONTE: ImpactoUnesp

6 thoughts on “CONHEÇA MAIS SOBRE O RESÍDUO DE SERVIÇO DE SAÚDE – RSS

  1. Pingback: epic tinder Conversations

  2. Pingback: lovooeinloggen.com

  3. Pingback: muslim dating free

  4. Pingback: best free geek dating site

  5. Pingback: freeadultdatingusus.com

  6. Pingback: keto friendly fruit