Contentor de lixo de qualidade define a gestão ambiental

O Contentor de lixo é peça fundamental para o armazenamento de resíduos sólidos urbanos. Junto com a segregação adequada, esse item é o ponto de partida do ciclo de conteinerização. 

Veja a seguir como o uso correto dos contentores de resíduos torna a gestão muito mais eficiente, barata e menos arriscada.

O que é um contentor de lixo?

Trata-se de um recipiente utilizado para armazenar temporariamente os resíduos sólidos urbanos. Ele pode ser produzido de vários materiais e ter dimensões diversas, de acordo com a demanda a ser atendida.

Dessa forma, existem dois tipos principais de contentor de lixo: recipientes para manejo interno do lixo e contentores para armazenamento coletivo. Os primeiros, que se apoiam em duas rodas, costumam ter volumes entre 120 a 360 litros de capacidade

Já os contentores de maior capacidade, de 4 rodas, costumam ter entre 700 e 1000 litros de capacidade de armazenamento. Para conseguir o máximo de aproveitamento do ciclo de conteinerização são necessários um contentor grande para resíduos orgânicos e outro para resíduos secos, dispostos de uma maneira que atenda a demanda local.

Portanto, o contentor de lixo é a base para a gestão de resíduos por conteinerização.

Qual a importância do contentor de lixo na gestão de resíduos?

Este é o ponto de partida para o ciclo de conteinerização. Sem o contentor apropriado, não é possível realizar a coleta mecanizada e nem mesmo segregar corretamente os resíduos. Ocorre que, para poder ser reaproveitado, o material reciclado seco deve estar limpo e seco. Se estiver misturado ao resíduo orgânico, ele é inutilizado para reaproveitamento e deverá ser encaminhado aos aterros sanitários.

Então, um bom contentor de lixo não apenas organiza o ambiente e possibilita a coleta seletiva como também mantém a integridade do material reciclável.

Como escolher um bom contentor?

Para selecionar o melhor contentor para seu caso, o primeiro passo é avaliar o perfil de produção de resíduos. Deve constar nesse levantamento o volume produzido de cada tipo de resíduo, dividindo-o em, no mínimo, orgânico e seco. Em seguida, avalie as dimensões de contentores de lixo que seriam mais adequadas para o seu caso. Leve em conta as possibilidades de coleta em seu município e região.

Um bom contentor de lixo deve ser resistente, lavável, fácil de manobrar e seguro. Também, deve evitar o contato do lixo com o ambiente, especialmente do chorume e de materiais que possam ocasionar acidentes aos operadores.

Dessa forma, escolher um bom contentor é estratégico para o bom funcionamento da gestão de resíduos em sua localidade. Além de serem o ponto de partida do ciclo de conteinerização, os contentores organizam o ambiente e facilitam a vida de todos.

5 thoughts on “Contentor de lixo de qualidade define a gestão ambiental

  1. Pingback: how to add photos to tinder

  2. Pingback: xhamster free adult dating .com

  3. Pingback: lovooeinloggen.com

  4. Pingback: cougar adult dating site free

  5. Pingback: keto collagen