Contentor de lixo: gestão de resíduos bem sucedida

O contentor de lixo não contribui apenas para o saneamento do ambiente, mas também reduz as despesas públicas. Isso porque a instalação dos contentores requer um planejamento cuidadoso das rotas e da demanda. Com isso, reduzem-se as despesas e melhoram-se as prestações de serviço públicas. Veja como a seguir!

O que o contentor de lixo tem a ver com a administração pública?

A gestão de resíduos sólidos é uma tarefa compartilhada. De acordo com a Lei nº 12.305/10, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), entre outros princípios, objetivos e definições, a gestão de resíduos deve contar com a “cooperação entre as diferentes esferas do poder público, o setor empresarial e demais segmentos da sociedade”. No entanto, quem dá as cartas na política ambiental local é o poder público.

Assim, cabe à gestão municipal estabelecer normas, rotinas, rotas e programas de educação ambiental para a gestão apropriada de resíduos. Isso porque limpeza pública, segundo a constituição, é responsabilidade do município. Dessa forma, a instalação de contentor de lixo deve ser planejada no Plano Municipal de Gerenciamento de Resíduos Sólidos.

Como os contentores ajudam a reduzir gastos públicos e melhorar a popularidade da gestão municipal?

O contentor de lixo faz parte da coleta mecanizada – ou ciclo de conteinerização. Portanto, optar por esse sistema de recolhimento significa planejar o processo todo de coleta de resíduos. 

Assim, para implantar a coleta mecanizada, deve-se realizar um estudo prévio do perfil de produção de resíduos de cada localidade. E isso deve ocorrer em cada bairro ou distrito. Também, deve ser feito o planejamento do cronograma e das rotas de coleta. Com isso, evitam-se desperdícios de combustível, otimizando o uso dos recursos e tempo.

Além do mais, a coleta mecanizada reduz os acidentes, tanto de trabalho quanto outros, com resíduos cortantes ou perfurantes. Em acréscimo, o contentor de lixo torna o processo de coleta e transporte muito mais rápido. Essa melhoria fica visível rapidamente aos contribuintes.

É o caso de Palhoça, em Santa Catarina. Na cidade catarinense, que tem bastante movimentação turística, a Secretaria Executiva de Saneamento (Samae) relata que a imagem da cidade melhorou por eliminar o lixo nas calçadas e vias e, consequentemente, acabar com o odor característico. De modo semelhante, para os moradores, o descarte ficou bastante facilitado, o que favorece a popularidade da gestão municipal.

Portanto, o contentor de lixo, ao ser instalado, melhora muito o sistema de coleta e a organização dos resíduos no município. Com isso, tanto a imagem da cidade quanto a popularidade da administração crescem também.

7 thoughts on “Contentor de lixo: gestão de resíduos bem sucedida

  1. Pingback: tinder york

  2. Pingback: military online dating sites free

  3. Pingback: free online dating liverpool

  4. Pingback: sprüche für lovoo

  5. Pingback: plus size dating sites free

  6. Pingback: useful adult dating sites

  7. Pingback: keto lasagna