Já ouviu falar em containers de lixo? Eles são peças fundamentais na gestão de resíduos em condomínios

Você já deve ter se deparado com algum tipo de container de lixo ao andar na rua. Quer tenham sido caçambas ou contentores, esses dispositivos são utilizados para facilitar a gestão do lixo em condomínios

Porém, os containers de lixo, também conhecidos como contentores, podem ser encontrados em vários modelos. Dessa forma, é importante conhecer as características de cada um para verificar que atendem as demandas do seu condomínio.

Veja a seguir o que são os contentores de lixo e qual o papel deles no ciclo de conteinerização no condomínio.

O que são os contentores de resíduos

Os contentores são recipientes móveis com tampa, de grandes dimensões volumétricas, que servem para armazenamento e manipulação de resíduos. É possível encontrar no mercado contentores de vários tamanhos.

Também, são fabricados de diferentes materiais. Os mais resistentes na atualidade são os contentores feitos de polietileno de alta densidade (PEAD).

Os contentores de lixo são diferentes das papeleiras. Os primeiros mantêm os resíduos fechados em seu interior. A tampa não permite o acesso de animais e impede a entrada a água da chuva.

Há recipientes com grande capacidade volumétrica (700 a 1000 litros de capacidade, o que equivale a 265 e 400 kg de resíduos sólidos), que servem para armazenar os resíduos do condomínio todo.

Então, para ajudar na gestão do lixo, há contentores menores, projetados para atenderem diferentes disponibilidades de espaço e de funcionários. Exemplo disso são os contentores de lixo de 120 L, adequados a locais onde há pouco espaço para armazenamento de resíduos.

Onde os contentores de resíduos são utilizados

Os contentores de lixo são usados em todas as etapas do ciclo da conteinerização.

ciclo da conteinerização

Diante disso, como podemos ver na figura, um contentor de grande capacidade volumétrica já participa logo do começo do ciclo de conteinerização.

Esse contentor, que pode ser parte de uma estratégia de dupla conteinerização ou de conteinerização soterrada, ao ser instalado, impede que animais espalhem o lixo e, dessa maneira, evita vetores de doenças se proliferem.

Também, há redução do mau cheiro produzido pela decomposição do resíduo úmido. Quando isto ocorre, aliás, há a formação do chorume, líquido escuro e tóxico que pode contaminar o solo e água. Depositar o lixo em contentores, portanto, impede que o chorume escorra.

Além disso, contentores de lixo facilitam a coleta mecanizada, que tem inúmeros benefícios em relação à manual. Uma delas é a diminuição de acidentes de trabalho e a outra é o aumento da eficiência na coleta.

O próximo contentor, de menor volume, aparece no momento do transporte do resíduo. Esse transporte pode ser, por exemplo, dos corredores do condomínio até os locais de armazenamento.

Em alguns residenciais, há horários fixos para que os funcionários realizem o recolhimento dos resíduos nos apartamentos. Dessa forma, os contentores de menor volume, por serem facilmente transportáveis, ajudam na gestão do lixo no interior do condomínio.

Assim, a conteinerização é a forma mais eficiente de se gerenciar o lixo em condomínios. Não apenas é mais higiênica como também é mais eficiente. É importante a aquisição de contentores de lixo de boa qualidade, para evitar custos imprevistos com substituições ou manutenções imprevistas.

Conheça mais sobre os benefícios da conteinerização em condomínios! Entre em contato conosco!

3 thoughts on “Já ouviu falar em containers de lixo? Eles são peças fundamentais na gestão de resíduos em condomínios

  1. Pingback: tinder no one around you

  2. Pingback: dating websites in ireland that are free

  3. Pingback: bcaa on keto diet