Reciclagem do lixo de casa: onde fazer o descarte?

A preocupação com o meio ambiente é uma das principais pautas da atualidade. A maior parte dos problemas ocorre pela grande quantidade de lixo urbano jogada incorretamente. No entanto, por mais interessada que a população esteja em fazer a reciclagem do lixo, pouco ela sabe sobre o assunto. Apenas 1 de cada 4 pessoas separa os resíduos em casa, por isso só 13% do material sólido é destinado à reciclagem.

Mas como fazer o descarte correto do lixo? Como facilitar a reciclagem dos resíduos sólidos que produzimos em casa? É o que você vai descobrir neste post:

Como separar o lixo para reciclagem?

Veja como você pode começar a separar o lixo para reciclagem:

Separe o seco do úmido

O lixo inorgânico, sólido ou seco é aquele que, em sua maior parte, pode ser reciclado e não está contaminado ou sujo com outras substâncias. No entanto, caixas de leite e latas de refrigerante podem sim ser reciclados. Os principais são papel, vidro, metal e plástico.

Já o úmido é formado por tudo aquilo que não pode ser reciclado, como restos de comida, cascas de frutas, bitucas de cigarro e papéis sujos. A parte orgânica desse material pode ser reutilizada, mas quando misturada com o lixo seco, acaba contaminando e até inviabilizando sua reciclagem. 

Portanto, evite misturar os diferentes tipos de lixo. Não jogue, por exemplo, lenços de papel sujo com jornais limpos.

Quando você mistura o material seco com o úmido, acaba contaminando um material que poderia voltar a ser utilizado. Portanto, evite jogar lenços de papel sujo com jornais limpos.

Lixo orgânico não é rejeito

Sabendo que existe lixo úmido e seco, é normal pensar que nada do primeiro caso será salvo. Ledo engano: restos de frutas e cascas de legumes podem ser transformados em húmus, adubo de alta qualidade. Já os rejeitos são restos de resíduos que não podem ser reaproveitados, como papel higiênico usado, jornais usados em gaiolas de animais e camisinhas. 

Separe também os materiais

Se você puder, separe também os tipos de material que podem ser reciclados. O principais são:

  • Papéis: quase todos os tipos são recicláveis, inclusive caixas do tipo longa vida e papelão. Só não se salva o que tem material orgânico (mas caixas de leite podem ser recicladas);
  • plásticos: 90% do lixo produzido no mundo é à base de plástico. Por isso, priorize a reciclagem desse material, como sacos de supermercados, garrafas PET, tampinhas e brinquedos quebrados.
  • Vidros: quando limpos e secos, quase todos são recicláveis;
  • Metais: além de todos os tipos de latas de alumínio, é possível reciclar tampinhas, pregos e parafusos;
  • Isopor: o material é reciclável, mas é um processo caro e economicamente inviável. Portanto, tente usá-lo em casa e, quando tiver que jogar fora, jogue-o com os plásticos.

Mas ao contrário do que parece, nem tudo o que é seco pode ser reciclado. Veja os resíduos que não devem ir para a reciclagem:

  • papel: papel-carbono, etiqueta adesiva, fita crepe, guardanapos, fotografias, filtro de cigarros, papéis sujos e sanitários, copos, caixas de pizza com gordura;
  • plástico: cabos de panela, tomadas, canos
  • metal: clipes, grampos, esponjas de aço;
  • vidro: espelhos, cristais, vidros de automóveis ou temperados, cerâmicas e porcelana;
  • pilhas e baterias de celular devem ser devolvidas aos fabricantes. Caso não haja possibilidade, deposite-as em coletores específicos.

Lave antes de colocar para reciclagem

Caixas de leite, latas e garrafas com líquido podem ser lavadas antes de ir para a reciclagem. Assim, você deixa o material mais limpo para os coletores e evita que animais sejam atraídos pelos resíduos de alimentos.

Onde fazer o descarte para a reciclagem do lixo residencial?

Existem pontos de entrega voluntária (PEV), locais públicos onde os cidadãos podem se desfazer de materiais recicláveis depositando-os separadamente conforme os receptores a disposição. Além do material reciclável, eles também podem receber pilhas, baterias, lâmpadas fluorescentes, óleo de cozinha, eletrônicos e sobras de obras de construção.

Então, depois de enviado, o material reciclável será enviado para cooperativas e terá seu destino correto.

Viu como é possível fazer a separação correta do lixo para reciclagem? Como visto, até as sobras de construção podem ser enviadas aos PEV. Para saber mais sobre o assunto, veja como é feito o descarte do lixo industrial.

3 thoughts on “Reciclagem do lixo de casa: onde fazer o descarte?

  1. Pingback: Como reduzir o lixo em casa durante o isolamento? - Contemar Ambiental

  2. Pingback: best ways to start a conversation on tinder

  3. Pingback: uniform dating free trial code