Conteinerização diminui rota percorrida por caminhões de coleta de resíduos

A conteinerização facilita a coleta de resíduos, pois não apenas organiza o descarte como também otimiza as rotas percorridas pelos caminhões. Veja como!

Uma das consequências da coleta de resíduos mecanizada é a redução de custos na coleta. Isto ocorre porque o planejamento requerido para a realização da coleta mecanizada busca rotas estratégicas para seu deslocamento.

A coleta convencional de porta em porta não é um método eficiente, pois requer uma quantidade grande de paradas. Além disso, o esforço requerido dos trabalhadores é maior, não obstante a exposição a riscos de acidentes.

Veja a seguir como a conteinerização pode reduzir os custos com transporte de lixo e diminuir em até 30% o deslocamento necessário.

A conteinerização reduz o deslocamento necessário para a coleta de resíduos

A primeira etapa do ciclo de conteinerização é a separação dos resíduos úmidos dos secos em casa ou no escritório. Em seguida, contentores apropriados devem ser instalados em locais estratégicos para receber o lixo seco e o lixo úmido. 

O estudo para a criação da rota de coleta de lixo mecanizada leva em consideração o perfil de geração de resíduos da localidade. Com isso, o processo de coleta é facilitado. Durante o planejamento, a melhor rota de coleta é escolhida. Além disso, os pontos de coleta serão fixos, o que facilita o processo de recolhimento do lixo.

No processo convencional, o trajeto percorrido é maior. Isso porque como os resíduos ficam dispostos em frente às casas, o caminhão deve percorrer todas as ruas e ir em ritmo muito lento para que os coletores possam pegar os sacos e arremessar na parte traseira do caminhão.

O que também é possível observar em muitos municípios é que, no ato da coleta, uma equipe passa antes juntando os sacos e acumulando-os nas esquinas. Então, na sequência, o caminhão passa coletando nesses pontos. 

Por conseguinte, sem padronização, há maior dificuldade no controle dos custos com o transporte dos resíduos para sua destinação final.

Com a instalação do ciclo de conteinerização, esses problemas são minimizados e/ou eliminados e o processo de coleta é facilitado.

A coleta é facilitada pela conteinerização

Além da rota percorrida no processo convencional ser maior, a forma permitida em dispô-los pela população pode acarretar em custos e transtornos extras. Como no caso de ação de animais ou durante a própria coleta, quando os sacos são rasgados espalhando seu conteúdo.

Como a conteinerização reduziu em 30% a rota percorrida para a coleta em Capela do Alto 

A conteinerização já é uma realidade que vem contribuindo com o meio ambiente e a saúde pública em vários municípios do Brasil. É o caso de Capela do Alto. O município, situado na região metropolitana de Sorocaba (SP), tem aproximadamente 18 mil habitantes.

A cidade adotou o sistema de conteinerização dupla, ou seja, contentores para secos e outro para úmidos (ou reciclável e rejeito).

Com isso, houve um aumento de 50% na coleta mensal de material reutilizável pela prefeitura. Não obstante, com o planejamento da logística de coleta, registrou-se uma redução de 30% na rota percorrida e por conseguinte uma diminuição de aproximadamente 50% no tempo para a coleta de resíduos.

Assim, a conteinerização reduz os custos e o deslocamento envolvido no processo de coleta de resíduos. Quer conhecer outros estudos de caso da Contemar? Entre em contato conosco!

12 thoughts on “Conteinerização diminui rota percorrida por caminhões de coleta de resíduos

  1. Pingback: what does a tinder profile look like

  2. Pingback: lovoo oranger rahmen

  3. Pingback: free dating service miami

  4. Pingback: dating sites free australia

  5. Pingback: finished adult dating sims

  6. Pingback: keto lunch ideas

  7. Pingback: tizanidine 5mg

  8. Pingback: lumigan coupon

  9. Pingback: 8 mg tizanidine

  10. Pingback: covid pill

  11. Pingback: aralen price

  12. Pingback: 1recommended