O DESCARTE CORRETO DE PILHAS E BATERIAS

O descarte de pilhas e baterias está recebendo uma atenção especial nos últimos anos devido aos impactos que podem causar ao meio ambiente e à saúde humana se eliminadas de maneira indevida. Em suas constituições, guardam elementos tóxicos, chamados de metais pesados, que quando descartados de forma inadequada, podem ser repassados não só para o solo, como também à atmosfera, à água e consequentemente aos seres vivos.

A Resolução COMANA nº 257/99 determina que seja feita uma coleta seletiva das pilhas e baterias que contenham em sua composição chumbo, cádmio e mercúrio (metais pesados). Elas devem ser entregues pelos usuários, após seu esgotamento, aos estabelecimentos que as comercializam ou à rede de assistência técnica autorizada pelas respectivas indústrias, para o seu repasse aos fabricantes ou importadores.

Muitas pessoas não têm consciência da importância de se descartar de forma correta as pilhas e baterias e, contando com essa atitude, várias empresas começaram a oferecer alternativas para o descarte correto destes resíduos, como pontos de coleta. A coleta seletiva é realizada e o material coletado é encaminhado de forma adequada para outras empresas que possuem toda a documentação prevista em lei para o manuseio e reciclagem. A partir daí as empresas de reciclagem promoverão a classificação e separação das baterias chumbo-ácido e lítio das de níquel cádmio.

Sabemos que a reciclagem tem grande significado não só para o meio ambiente como também para os processos produtivos, pois com ela recuperam-se materiais que podem voltar a ser usados sem que seja necessário retira-los da natureza. Só se pode reciclar aquilo que é recolhido de forma correta.

PROCESSO DA RECICLAGEM

No processo de reciclagem das pilhas e baterias o primeiro passo a ser dado é fazer a coleta seletiva e, após isso, a separação dos materiais existentes na composição. Primeiro, as elas são cortadas para que seja removida a sua cobertura, normalmente feitas de plástico, que logo após são lavados para que sejam removidos todos os resíduos químicos e, então, os plásticos são encaminhados para empresas recicladoras.

Depois do corte das pilhas, as partes metálicas são enviadas para um processo de trituração. Ao final, o que resta é um pó de pH neutro, que é bem menos nocivo à saúde humana. Durante esse processo o aço também é separado dos demais metais e encaminhado às recicladoras. Após este processo o pó é enviado a um forno e aquecido a 1.300°C. Em seguida, ele ainda passa por um novo processo de moagem para, então, surgirem como sais e óxidos metálicos. Essas substâncias são utilizadas como pigmento que dá cor a tinhas, cerâmica e também a fogos de artifício.

A IMPORTÂNCIA DA CONSCIENTIZAÇÃO DA POPULAÇÃO

Para algumas cidades, têm sido um problema ter um ponto certo para fazer a coleta seletiva, mas em função da inexistência destas estruturas, escolas, faculdades e empresas fazem programas e incentivam a população a participar, educando as pessoas sobre a responsabilidade de cada um em manter um ambiente mais saudável ao nosso redor, pois é importante termos consciência da importância de se reciclar. Somente com medidas ambientalmente corretas poderemos ajudar o nosso planeta.

FONTE: PensamentoVerde

4 thoughts on “O DESCARTE CORRETO DE PILHAS E BATERIAS

  1. Pingback: how To make conversation on tinder

  2. Pingback: russian dating sites free

  3. Pingback: keto diet before and after

  4. Pingback: confeitofilm