Tratamento de resíduos da área de saúde na Contemar

O lixo hospitalar é extremamente perigoso, porque abrange desde a cultura de micro-organismos a pedaços de tecido humano, passando por seringas e outros instrumentos. Dessa forma, pode ser transmissor de diversas patologias e infecções. É por isso que o correto descarte e tratamento de resíduos, feito com base nas determinações da Anvisa, é obrigatório.

São considerados resíduos hospitalares aqueles vindos de ambientes médicos, odontológicos, laboratoriais, farmacêuticos, instituições de ensino e pesquisa médica relacionados tanto à população humana quanto à veterinária e até mesmo os de institutos de beleza e pigmentação de pele.

Mas para que esteja tudo de acordo com as normas vigentes, consultórios, hospitais e clínicas veterinárias precisam trabalhar com empresas que estejam de acordo com as resoluções da Anvisa e do Conama. E a Contemar é a escolha perfeita para sua instituição de saúde. Neste post, saiba mais sobre o tratamento de resíduos de saúde e como a empresa pode ajudar você nisso:

Tratamento de resíduos em saúde: como fazer?

Empresas e instituições de saúde precisam seguir as determinações da RDC nº 306/04 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e da resolução nº 358/05 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). Portanto, é obrigatório elaborar e executar o plano de gerenciamento de resíduos de saúde (PGRS).

Isso porque resíduos de saúde podem incluir secreções e excreções, agentes biológicos (sangue, por exemplo), tecidos (como a pele humana ou animal), partes de órgãos e peças anatômicas, e material com alto potencial infectante.

Primeiramente, por exigência do Conama, os funcionários da instituição precisam ter treinamento para lidar com resíduos potencialmente infectantes — que devem ser separados do lixo hospitalar comum.

Como a Contemar pode ajudar no tratamento de resíduos?

A Contemar Ambiental oferece os serviços de coleta, tratamento e destinação final de resíduos de serviços de saúde. Além de uma moderna unidade de tratamento, a empresa conta com profissionais qualificados e autorização de operação da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB).

Para ter certeza de que a Contemar é a escolha certa, conheça os serviços para coleta e tratamento de resíduos de serviços de saúde:

Coleta do resíduo

A Contemar faz a coleta do resíduo na sua instituição de saúde, para que ele tenha o transporte adequado e seguro do resíduo até o local de tratamento.

Tratamento de resíduos

O procedimento é feito com autoclave, aparelho altamente utilizado em ambientes hospitalares e odontológicos que esteriliza utilizando calor úmido sob pressão.

Emissão de documentos

A Contemar emite as documentações de acordo com legislação vigente, como CADRI, MTR – Manifesto de Transporte Rodoviário, Ficha e envelope de emergência.

Coletores e contentores

A Contemar tem uma linha de coletores e contentores voltada para resíduos hospitalares. Todos eles são certificados pela ABNT e pelo ISO 9001, além de utilizados em hospitais do Brasil inteiro:

  • coletor hospitalar C-120: com capacidade de 120L e carga nominal de 58 kg, é o coletor ideal para o recolhimento de resíduos nas salas;
  • coletor hospitalar C-360: capacidade de 360L e carga nominal de 152 kg, para ambientes (salas ou andares) com alta produção de lixo;
  • container hospitalar C-700: capacidade de 700L e carga nominal de 299 kg, para instituições com média produção de lixo hospitalar;
  • container hospitalar C-1000: capacidade de 1000L e carga nominal de 447 kg, para instituições com alta produção de lixo hospitalar.

Viu como é feito o descarte de resíduos da saúde? Confira agora os serviços que a Contemar oferece!

6 thoughts on “Tratamento de resíduos da área de saúde na Contemar

  1. Pingback: funniest pick up lines tinder

  2. Pingback: std free dating sites

  3. Pingback: lovoo steckbrief ändern

  4. Pingback: free dating sites naughty

  5. Pingback: Adult dating site

  6. Pingback: keto mexican food