Coletores de lixo e contentores: diminuição nos acidentes de trabalho

A segurança do trabalhador é algo fundamental e garantido por lei. Garis e coletores de lixo precisam de ainda mais proteção. Tanto que a coleta é considerada atividade insalubre em grau máximo, e a Justiça não difere o trabalhador que recolhe daquele que varre os resíduos urbanos. Mas se o risco é tão grande, o que fazer para deixar essa atividade mais segura?

Espaçoso, resistente e seguro, o contêiner é um imenso recipiente para armazenamento de lixo urbano. Além disso, aliado a coleta mecanizada, é uma forma inteligente, tecnológica e econômica de oferecer mais segurança aos coletores de lixo. Entenda:

Quais são os riscos do trabalho dos coletores de lixo?

O contato constante com resíduos faz com que os coletores de lixo estejam em situação de vulnerabilidade durante o trabalho. Sem o uso de equipamentos de proteção individual (EPI), as chances de acidentes são muito maiores.

No geral, existem 3 tipos de riscos para os coletores de lixo:

  • físicos: são aqueles que podem causar cortes, perfurações e feridas na pele, como como pedaços de ferro, vidros e lâminas. Como não é possível saber se o material foi descartado de maneira segura, é essencial que o coletor esteja bem equipado;
  • químicos: gases tóxicos exalados por resíduos em decomposição, que podem ser orgânicos ou eletrônicos mal descartados (pilhas, baterias, lâmpada). Esse lixo pode contaminar o trabalhador por via cutânea ou respiratória;
  • biológicos: são fungos, vírus e bactérias encontrados no lixo comum e, principalmente, no hospitalar. Seringas, luvas e tubos de ensaio podem afetar gravemente a saúde do coletor.

Vale lembrar que o fornecimento de EPI é uma obrigação do empregador, mas, obviamente, é preciso que coletor de lixo o use corretamente para sua proteção. Assim, tanto chefe quanto empregado estão sujeitos a multas em caso de descumprimento. 

Como os contentores protegem os coletores de lixo?

Os contentores e a coleta mecanizada trazem inúmeros benefícios tanto para coletores quanto para a população:

Capacidade de armazenamento

Quando para uso público, os contentores são colocados em locais estratégicos da região para que os moradores próximos façam o próprio descarte em vez de pendurar a sacola de lixo na porta de casa. Com isso,  diminui-se consideravelmente a necessidade de caminhadas — que, mesmo com o auxílio do caminhão, pode chegar a quilômetros por dia, até mesmo carregando os sacos de resíduos.

A coleta feita com contentores diminui consideravelmente esse desgaste físico desnecessário, além de minimizar também a possibilidade de acidentes como quedas e atropelamentos.

Menos contato com as sacolas

Quando a coleta é mecanizada, os contentores são encaixados em braços mecânicos do caminhão, que vira todo o seu conteúdo para dentro da boleia. O posicionamento do contentor não permite que as sacolas caiam no chão. Nesse caso, o trabalho do coletor de lixo é apenas de encaixar e retirar o recipiente.

Por fim, alguns modelos contam ainda com pedal para a abertura, evitando contato direto com a tampa. 

Menor risco de sacolas danificadas

A coleta manual é um risco para a saúde do trabalhador. Para evitar esse problema, os contêineres têm tampa que evita o acúmulo de água e o ataque por animais de rua, que podem rasgar os sacos de lixo, atrair insetos e incentivar a decomposição. Além disso, podem ter dreno para escoar líquidos.

Diante de todas essas características apresentadas, ficou claro que a importância dos contentores e da coleta mecanizada, não é benéfica apenas para os coletores, mas também para os empresários do setor.

Entendeu como os contentores protegem os coletores de lixo? Confira agora como a coleta mecanizada funciona!


4 thoughts on “Coletores de lixo e contentores: diminuição nos acidentes de trabalho

  1. Pingback: simple pickup tinder

  2. Pingback: lovoo vip apk

  3. Pingback: free indian online dating sites no subscription

  4. Pingback: keto diet and hashimoto's