Descarte de lixo urbano: como fazer a sua parte

Por ter proporções continentais, o Brasil é um grande gerador de resíduos. Só em 2019, o País produziu mais lixo do que é capaz de lidar. Com isso, além da preocupação em reduzir esse descarte de lixo urbano, é dever da população saber como fazê-lo da melhor forma.

Muito do lixo que produzimos pode, sim, ser reaproveitado, mas quando misturado com material tóxico, ele acaba se tornando um rejeito. Apenas com a educação e a coleta correta isso pode ser evitado.

Neste post, vamos entender como a população pode fazer o correto descarte de lixo urbano:

Como a população pode ajudar no descarte de lixo urbano?

Além da prefeitura e das empresas particulares, é essencial que a população também se responsabilize pelos resíduos que produz. Então, veja como o cidadão pode fazer o correto descarte de lixo urbano:

Implemente a coleta seletiva em seu condomínio

Segundo a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), instituída pela lei federal 12305/10, é responsabilidade dos condomínios a adoção de uma coleta seletiva interna. Porém, eles devem ser classificados como recicláveis, orgânicos (podem ser compostados) ou rejeitos (não podem ser reaproveitados).

Depois disso, é necessário organizar como será feito o descarte do lixo urbano. No entanto, isso é algo que o síndico, o zelador e os moradores devem decidir juntos.

Mas isso não significa que você, que não mora em condomínio, também não possa fazer sua coleta seletiva. 

Jogue o lixo nos contentores

A adoção de contentores por empresas de lixo urbano veio para facilitar tanto a vida da população quanto a coleta seletiva, pois como são grandes, têm altíssima capacidade para comportar resíduos. Além disso, evita que insetos e animais de rua entrem em contato com essas sacolas, sujando o ambiente e trazendo patologias.

Os contentores costumam ficar em dois locais:

  • pontos de entrega voluntária (PEV): são locais determinados pela prefeitura para receber resíduos recicláveis da população. Os contentores são específicos para coleta seletiva;
  • ecopontos: são semelhantes aos PEV, mas permitem que a população leve rejeitos diferentes, como materiais de construção, troncos de árvores, como poda e eletrônicos.

O descarte do lixo urbano em contentores permite que a população faça a coleta seletiva por conta própria, separando aquilo que pode ou não ser reciclado. Eles também devem ser adotados pelos condomínios, já que o local é um grande produtor de resíduos.

Não coloque lixeiras na calçada

É muito comum encontrarmos lixeiras externas, daquelas feitas de ferro, colocadas nas calçada, além das armações que são presas às portas e invadem o espaço externo. Mas em grande parte das cidades brasileiras isso é proibido.

Lixeiras fixadas em calçadas ou presas na parte externa do portão acabam atrapalhando a circulação dos transeuntes e podem causar acidentes. Em São Paulo a lei permite essa colocação, mas numa distância mínima de 1,20m entre a sua residência e a lixeira. 

Descarte menos lixo urbano

Algumas medidas simples ajudam você a produzir menos resíduos:

  • compre embalagens maiores de produtos e, sempre que possível, use refil;
  • evite produtos descartáveis, principalmente os de plástico;
  • analise se determinado produto é realmente necessário;
  • separe aquilo que está em ótimo estado e faça doações;
  • opte por produtos a granel.