Rota dos caminhões de lixo e conteinerização

A rota dos caminhões de lixo é extensa: como ele corre a cidade em 1 ou 2 dias da semana, é necessário percorrer um grande caminho para contemplar toda a população. Em grandes centros metropolitanos, a prefeitura ou empresa de coleta precisa contar com diversos veículos para fazer a coleta no horário estipulado.

A atividade é árdua, principalmente para os coletores. Mas a tecnologia mostrou que ela pode ser mais simples, eficaz, econômica, além de menos exigente com a saúde do trabalhador.

O processo de conteinerização veio para facilitar a vida dos coletores de lixo e gerar mais economia e eficiência para as empresas de coleta. Mais higiênico, protege as sacolas e, quando associados à coleta mecanizada, evita o recolhimento manual. O mais interessante, porém, é que ele diminui a rota dos caminhões. Quer saber como? Então, continue a leitura:

Como contêineres diminuem a rota dos caminhões de lixo?

Nesse tipo de coleta, os contentores ficam posicionados em locais estratégicos da cidade, para que a própria população leve seus resíduos, em vez de deixá-los pendurados na porta de casa. Isso propicia o descarte a qualquer momento, sem se a preocupação com o horário e dia que o caminhão irá fazer a coleta.

Esse tipo de processo pode até estimular a separação do lixo descartável pela população. Mas o mais interessante é que a prefeitura anime o cidadão a aderir e mostre os benefícios do reuso dos resíduos urbanos.

Outra forma de deixar a rota dos caminhões de lixo mais rápida e menos desgastante é com a coleta mecanizada. Nesse tipo, os veículos contam com braços mecânicos nos quais os contentores são encaixados. Depois, todo o conteúdo é despejado na boleia. 

A influência da rota dos caminhões de lixo para as empresas de coleta

Além dos benefícios já citados acima, a diminuição da rota de coleta de lixo proporcionada pela conteinerização também apresenta vantagens palpáveis para as empresas de coleta.

Isso porque o número da frota de caminhões pode ser menor, diminuindo consequentemente e consideravelmente o consumo de combustível e manutenção com os desgastes.

Como funciona o processo de conteinerização?

O processo de conteinerização pode ocorrer de diversas formas. Veja:

Conteinerização dupla

É o mesmo processo de colocar o contentor em pontos estratégicos, mas nesse caso serão dois, um para lixo seco (reciclável) e outro para úmido (orgânico). Na conteinerização dupla, a separação é feita pelos próprios moradores, que levam seus resíduos em sacolas separadas e as depositam nos contentores correspondentes.

Condomínios

Os condomínios também devem ter conteinerização. Isso facilita todo o processo de coleta de resíduos no local. .

Todo condomínio deve ter uma área própria para descarte, que deve ser coberta. A vantagem é que um bom contentor já tem tampa e material resistente à ação solar, podendo ficar em um espaço aberto, já que faz o papel correto de acondicionamento dos resíduos. 

Outro fator essencial é a sinalização: ela deve ser bem clara e espalhada pelo local, para evitar que algum morador alegue que desconhecia onde estão localizados os contentores.

Entendeu como a conteinerização diminui a rota dos caminhões de lixo? No entanto, a coleta fica ainda mais efetiva quando aliada a pontos para depósito de resíduos em toda a cidade. Então, descubra agora quais tipos de lixeira para reciclagem são mais viáveis a cada local!



Comments are closed.